Aguarde...

Criatividade faz surgir oportunidades e novos negócios

Conheça história de empreendedores que garantem ganhos com ideias inovadoras

| Agenda Campinas

No vaivém de ligações com imobiliárias que não davam resultado, o administrador Gabriel Braga encontrou grandes problemas por não ter um fiador ao alugar um imóvel em São Paulo. Enquanto isso, em Campinas, o engenheiro de computação André Penha se frustrava com o apartamento encalhado nas mãos de um corretor. Ao se conhecerem na Universidade de Stanford, encontraram uma solução para o transtorno que virou um grande negócio: uma imobiliária totalmente online. 

Com imóveis em Campinas e São Paulo, o objetivo é facilitar o contato entre os prestadores de serviços e os usuários, desde o agendamento de visitas à analise dos documentos. A empresa conta, ainda, com uma rede de  afiliados (síndicos, porteiros, entre outros) que indicam quando um imóvel está disponível.

O número de contratos tem crescido 30% ao mês, na contramão da maioria dos negócios. Cerca de 2 mil agendamentos de visitas são feitos por semana. "O segredo é ter muito foco. Ele é importante para otimizarmos processos e conseguirmos fazer muito mais com o mesmo número de pessoas”, afirma Braga.

Os dois sócios não foram os únicos a transformar problemas pessoais em soluções comerciais. Cansado de chegar tarde do trabalho e ainda ter que preparar o jantar, ou ao decidir comer fora e só encontrar opções gordurosas, Rafael Leite decidiu abrir com seu irmão e a cunhada, Renato e Leslie Silva, uma cozinha que oferecesse pratos balanceados que, em 7 minutos no microondas, estão prontos para consumo.

Sem conservantes, com baixo teor de sódio e nenhum ingrediente industrializado, a empresa utiliza uma técnica de ultracongelamento que promete manter os nutrientes e a textura dos alimentos, com a promessa de garantir o gosto de comida caseira. "O feedback é muito animador. Tem cliente que diz que agora sobra mais tempo para brincar com o filho ou gente contando que perdeu de 5 a 7kg em um mês", conta Renato. Já está nos planos da empresa expandir o delivery, disponível em Campinas, para toda a região metropolitana. 

No caminho de empreender pensando no próximo, o empresário Breno Pinheiro transformou um coração partido em uma ideia: uma plataforma capaz de compartilhar pequenos gestos e ações positivas. Junto a dois amigos, Thiago Vignoli e Bruno Pinheiro, desenvolveu um aplicativo no qual era possível customizar dois bonecos e enviar uma mensagem de carinho para qualquer pessoa. 

A nova versão do app (em fase de finalização), o "Welo Fables of Love", unifica todo o conceito e permite que o usuário compartilhe suas histórias com um adicional, a opção de enviar "presentes" pagos. O diferencial é que esses presentes podem ser doados a instituições ou iniciativas, de modo que parte do dinheiro gasto é revertido para causas sociais.

O consultor em empreendedorismo Paulo Lemos avalia que a criatividade é uma das bases principais para a inovação e que é preciso trazer um conhecimento muito personalizado para novos tipos de negócios. "A maior criatividade que o empreendedor tem é a sua competência em criar uma nova empresa que oferta produtos e serviços novos, cria empregos, muda a sociedade e muda as vidas das pessoas", afirma. Ainda de acordo com ele, "é preciso organização e disciplina para criar com muito planejamento e conhecimento. Ser criativo, visionário é fundamental, mas tudo tem que estar bem direcionado.” 

Divulgação

Crédito: Raul Pereira/Fanezze
 

Veja também