EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Empreendedoras criam padaria em assentamento de Araraquara

Negócio existe há cerca de dez anos, já é auto-sustentável, só fabrica produtos naturais e ainda tem linha vegana


01/11/2017 15:16:00




Divulgação
Padaria em assentamento de Araraquara só fabrica produtos naturais e sem conservantes (Foto: Divulgação)

 

Um projeto de empreendedorismo social em um assentamento rural de Araraquara está perto de completar dez anos, já se tornou auto-sustentável e tem planos ambiciosos de expansão.

A ideia envolve um grupo de empresárias da AMA (Associação de Mulheres Assentadas) do Assentamento Rural Monte Alegre 6 que, em dezembro de 2008, resolveram criar uma padaria que só fabricasse produtos naturais, sem conservantes. Transgênicos também são vetados.

“A gente procura usar ao máximo o que produz no assentamento e, sempre, com produtos naturais. Além disso, temos linhas especiais para veganos e vegetarianos”, disse Jiseli Dias de Souza Santana, uma das fundadoras da associação.

Por ano, são mais de doze mil unidades de pães (entre eles, um de soja), bolos, pães de queijo, fatias húngaras, biscoitos e roscas.

Coffee breaks

Hoje, os produtos da padaria já saíram do assentamento e estão presentes em diversos coffee breaks, organizados pelas mulheres da AMA. Entre os clientes estão universidades como a Federal de São Carlos, Uniara, Unesp e, até, a Unicamp.

O próximo passo, segundo Jiseli, é dotar a padaria de uma estrutura mais completa para que a empresa possa vir a participar de concorrências para fornecimento da merenda escolar de Araraquara.

Além disso, uma das ideias que já está saindo do papel é a criação de diversos quiosques, no fundo da padaria, para poder receber melhor os visitantes. “Hoje, já podemos dizer que tudo o que a gente arrecada nos permite ser auto-sustentáveis”, disse.

Parcerias

Parte dos projetos realizados pela AMA têm parcerias com a Fundação Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) e Prefeitura de Araraquara. Um dos parceiros tradicionais da padaria da AMA é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O último trabalho em conjunto resultou na capacitação de todas as mulheres como turismólogas, com formação direcionada para o turismo rural.

A ideia é dar forma ao projeto “Pedala na Roça”, iniciativa que prevê a implantação de uma ciclovia dentro do assentamento, com passagem por vários pontos considerados turísticos no local, como cachoeiras. Em diversos pontos, serão criados ‘pit stops’ para os ciclistas - grupo que tornou conhecido o trabalho da padaria - para a degustação e venda de produtos feitos na empresa. “A ideia é fazer com que isso funcione todos os dias e não apenas aos fins de semana”, disse Jiseli Santana.

SERVIÇO
Agenda Campinas 2017

Tema: Empreendedorismo social
Data: 10 de novembro
Horário: das 8h30 às 12h00
Local: Vitória Hotel Concept Campinas
Avenida José de Souza Campos, 425 - Nova Campinas
EVENTO GRATUITO

Quem é Eduardo Lyra
O fundador do Instituto Gerando Falcões, ONG que atende a cerca de 1,2 mil famílias carentes da Grande São Paulo, é o palestrante convidado para a edição de 2017 do Agenda Campinas.