Aguarde...

Empreendedorismo deve ser mais que a palavra da moda

Iniciativas devem realmente mudar a realidade social, afirma debatedor do Agenda Campinas

| ACidadeON

Divulgação
Roberto Gandara será um dos debatedores do Agenda Campinas, nesta sexta-feira

Empreendedorismo e inovação são as palavras da moda - mas devem ser bem mais que isso para que as iniciativas tenham efeito e saiam da vala comum no mundo dos negócios.

"Tem que levar a sério. Em relação ao empreendedorismo social, é preciso que os responsáveis pelas iniciativas, empresas ou organizações, realmente queiram resolver algum problema social, direta ou indiretamente", diz Roberto Gandara, consultor de empresas, palestrante, psicodramatista e especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes. 

Ele será um dos debatedores do Agenda Campinas 2017, que será realizado nesta sexta-feira, às 9h, no Hotel Vitória, em Campinas. O tema do encontro é justamente o empreendedorismo social. 

Ao lado dele, estarão o professor da Unicamp, Paulo Lemos, e o jornalista e escritor Eduardo Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões, de São Paulo. Criado em 2013, o Gerando Falcões possui atualmente cerca de 20 projetos sociais e atende a 1,2 mil famílias da Grande São Paulo.

"Não há problema numa empresa trabalhar visando o lucro, desde que, com sua atividade, realmente ajude uma comunidade, um setor ou grupo de pessoas. Isso é empreendedorismo social", disse Gandara.

QUEM É ELE

Roberto Gandara é engenheiro de produção formado pela USP, mestre em engenharia pela Unicamp, com cursos de especialização e planejamento no Japão e Inglaterra, e em psicodrama e em dinâmica dos grupos no Brasil.

Atua em diversos segmentos empresariais e institucionais como consultor, e realiza treinamentos e processos de desenvolvimento de equipes e organizações com metodologia própria para companhias, ONGs e também órgãos governamentais, como o Sebrae.

Como international master trainer da ONU, participa de projetos de desenvolvimento socioeconômico e empreendedorismo da entidade. Já realizou consultorias, paletras, seminários e treinamentos em 17 países da Europa, Oriente Médio, Ásia, África e América do Sul, além do Brasil.

SAIBA MAIS

O Agenda é um fórum que leva à discussão da sociedade e poder público temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

O evento é aberto ao público, uma vez que o objetivo é debate sobre o tema o mais amplo possível. Este ano, o primeiro seminário do fórum Agenda foi realizado no dia 25 de agosto, em Araraquara. Ribeirão Preto veio em seguida, em setembro, São Carlos em outubro e, finalmente, o ciclo de debates se encerra em Campinas, no dia 10 deste mês.

A realização do Agenda é da Oceano Azul Eventos, a OA, que faz parte das Empresas Pioneiras. O Agenda tem, ainda, o apoio institucional da EPTV e apoio do portal ACidade ON Campinas.

SERVIÇO

Agenda Campinas 2017
Tema: Empreendedorismo social
Data: 10 de novembro
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Vitória Hotel Concept Campinas
Avenida José de Souza Campos, 425 - Nova Campinas
EVENTO GRATUITO