Aguarde...

Agenda Campinas debate funções do empreendedorismo social

Evento nesta sexta-feira encerrou o ciclo de atividades do Agenda em 2017

| ACidadeON

ACidade ON - Campinas
Os debatedores Roberto Gandara e Paulo Lemos (Foto: Denny Cesare/Código 19)

Uma frase dita por Eduardo Lyra, jornalista, escritor e palestrante da segunda edição do Agenda Campinas, na manhã desta sexta-feira (10), no Hotel Vitória, resume o espírito do empreendedorismo social: trabalhar não para atingir o primeiro milhão, mas para impactar um milhão de pessoas.

Além de Eduardo, que é criador da organização Gerando Falcões, as vertentes do tema foram debatidas pelos especialistas Roberto Gandara, master trainer da ONU, e Paulo Lemos, professor da Unicamp.

"O empreendedorismo social é usar a criatividade para lucrar e, ao mesmo tempo, resolver algum problema social. Não se trata de explorar, mas de desenvolver alguma comunidade e crescer junto com ela", disse Roberto Gandara.

Para ele, ainda, o poder público deve apoiar essas iniciativas, não apenas no discurso, mas na prática. "Em Campinas é cobrado 5% de ISS de empreendimentos sociais. Mais 9% ou 12% do governo federal. O empreendedor já começa com um sócio, que é o Estado", disse.

Uma forma de fortalecer o empreendedorismo - onde, geralmente, as ações são isoladas e muitas vezes morrem precocemente - é com a mobilização dos empreendedores. "Sem querer entrar no mérito, mas as igrejas têm isenção de impostos porque se mobilizaram. Precisamos nos unir e pressionar os vereadores e o Executivo", afirmou.

Paulo Lemos destacou que empreender é mais que uma atitude, mas um conjunto de comportamentos. "Podemos adotar o empreendedorismo em nossa vida de várias formas. Inclusive, atualmente, todos somos pressionados para isso. Temos muito o que aprender com valores do empreendedorismo", afirmou.

Ele também disse que a criatividade é essencial para o empreendedor social. "Trata-se de arrumar uma forma de resolver um problema que afete as pessoas. Conhecer a realidade e saber como lidar com ela, de uma forma que não foi feita antes, é essencial", disse.

SAIBA MAIS

O Agenda Campinas é um fórum que leva à discussão da sociedade e poder público temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Este ano, o primeiro seminário do fórum Agenda foi realizado no dia 25 de agosto, em Araraquara. Ribeirão Preto veio em seguida, em setembro, São Carlos em outubro e, finalmente, o ciclo de debates se encerra em Campinas, no dia 10 deste mês.

A realização do Agenda é da Oceano Azul Eventos, a OA, que faz parte das Empresas Pioneiras. O Agenda tem, ainda, o apoio institucional da EPTV e apoio do portal ACidade ON Campinas.