Palestrante
Eduardo Giannetti - Economista

Eduardo Giannetti - Economista

BIOGRAFIA

Giannetti é considerado um dos mais respeitados economistas do Brasil. Formado em Economia e Ciências Sociais pela USP e com Ph.D. em Economia pela Universidade de Cambridge, lecionou nas duas instituições. Em seu trabalho, une facetas aparentemente antagônicas: a do economista liberal atento à realidade e a do cientista social defensor das particularidades brasileiras.

É autor de 11 livros de ficção e de não ficção e foi agraciado com o Prêmio Jabuti em duas ocasiões. Autoengano, de 1997, vendeu mais de 60 mil exemplares e foi traduzido para Inglaterra, Itália, Holanda, Iugoslávia e Japão. Entre seus livros estão Felicidade, O valor do amanhã e A ilusão da alma – Biografia de uma ideia fixa.

Atuou como pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e foi articulista da Folha de S.Paulo até 2014. Foi conferencista do Fronteiras do Pensamento na temporada de 2010. Eduardo Giannetti defende que, em relação ao consumo, nem todas as coisas desejáveis são compatíveis entre si. Muitas vezes, precisamos abrir mão de algo para ter o que queremos. Lançado em 2016, seu livro mais recente, Trópicos utópicos, examina os dilemas brasileiros a partir da crise civilizatória que acomete o mundo.

Debatedores
Sérgio Costa - Diretor da Investe São Paulo

Sérgio Costa - Diretor da Investe São Paulo

BIOGRAFIA

Formado em Engenharia Mecânica de Produção, pela Universidade Federal de Minas Gerais, é mestre em Liderança Organizacional, pela Azusa Pacific University, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira, em 1989, na Mannesmann Demag, nas áreas de controle de qualidade e planejamento de produção. Entre 1991 e 1993, trabalhou na Sotreq, revenda Caterpillar. De 1993 a 1999, ocupou diversos cargos no Sebrae-MG chegando a gerente-geral e coordenador de projetos.

Entre 2000 e 2002, foi gerente de negócios da AES Corporation. No período de 2006 a 2011, trabalhou na Apex-Brasil, atuando em três áreas: gestor de Projetos Setoriais, coordenador da Apex Internacional e gerente-geral de Negócios. Esteve à frente das iniciativas de promoção de exportações da agência, onde foram realizadas mais de 800 ações por ano em mais de 100 países.

Em 2011, ingressou na Investe São Paulo como diretor executivo, à frente da área de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais, com o objetivo de atrair novas empresas para o Estado de São Paulo, promover a imagem do Estado e fomentar as relações institucionais com entidades e empresas nacionais e internacionais.

José Eduardo Azarite

José Eduardo Azarite

BIOGRAFIA

É bacharel em Química, formado pela Unicamp, com MBA em Marketing pela ESPM e está no CPqD desde 1984. Iniciou sua carreira como pesquisador da instituição na área de Tecnologia de Materiais para Rede Externa, foi Diretor de Mercado Corporativo e hoje é Vice-Presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios. Assumiu a Presidência da Fundação Fórum Campinas (FFC) em abril de 2015.

A entidade reúne 11 instituições de pesquisa, desenvolvimento e ensino da região de Campinas, que juntas são responsáveis por muitas iniciativas nacionais voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação, cobrindo áreas tão diversas como telecomunicações, informática, eletrônica, software, agronegócio, saúde, meio ambiente, biotecnologia e química, entre outras.